Pesquisar neste blogue

O CONCELHO DA CHAMUSCA

O concelho da Chamusca está situado na margem esquerdo do rio Tejo integrando a sub-região da Lezíria do Tejo. Confronta a norte com os concelhos de Vila Nova da Barquinha e Constância, a nascente com os concelhos de Abrantes e Ponte de Sôr, a poente com os concelhos de Almeirim, Santarém, Alpiarça e Golegã e a sul com o concelho de Coruche.

O concelho com 746 km², é o segundo de maior área na região. Uma população de pouco mais de 11.000 habitantes, em perda demográfica. Distribui-se por 7 freguesias com dimensão média de 107 km², e cerca de 38 lugares, sendo portanto a dispersão populacional relativamente elevada.

A Chamusca é um dos concelhos do distrito que mais sofre com os problemas do envelhecimento, da perda de população, do analfabetismo, da falta da indústria. O concelho perdeu 6,5% da sua população, entre 1981 e 1994.




A FREGUESIA DA PARREIRA

A freguesia embora seja de instituição muito recente, foi criada a partir do Decreto-Lei 106/85, datado de 4 de Outubro. É no entanto de povoamento antigo, pois esteve até aquela data, anexa à freguesia de Vale de Cavalos, de modo que, a sua história lhe esteve sempre associada, tendo contudo pertencido, durante sete anos, ao concelho de Alpiarça.

A maior parte da população de Parreira dedica-se ao trabalho do campo e em indústrias/ serviços ligadas a este sector, assim como à produção florestal, o eucalipto, o montado de sobro e o pinhal são as espécies dominantes.

No sector secundário, destacam-se as indústrias de construção e obras públicas, madeira e cortiça.

À semelhança do concelho, a freguesia de Parreira tem vindo a sofrer as consequências da desertificação, pois a sua população dirige-se para onde existem emprego e melhores condições de vida, o emprego surge a onde estão as empresas, estas por sua vez fixam-se nos locais com melhores infra-estruturas e mais desenvolvimento.

Face a esta situação, a maioria das pessoas idosas da freguesia de Parreira, vivem em situação de isolamento e sem qualidade de vida.




HISTÓRIA

O Centro de Apoio Social de Parreira (CASP) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada em 25 de Fevereiro de 2001, e reconhecida civilmente como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), com estatutos e personalidade jurídica própria.

Em 1 de Setembro de 2004 foi criada a resposta social Serviço de Apoio Domiciliário, mais tarde, em 2006 e em resposta às necessidades locais, surgiu o Centro de Dia e o Centro de Convívio.

No total a Instituição dá apoio a mais de 47 idosos e fornece refeições a cerca de 40 crianças do Jardim-de-infância e 1º ciclo, através de um protocolo com a Câmara Municipal de Chamusca, e para tal trabalham na instituição 11 funcionários.



MISSÃO

O Centro de Apoio Social tem como missão a promoção da auto-estima, dignidade, autonomia e desenvolvimento de capacidades pessoais e sociais das pessoas idosas de modo a proporcionar-lhes condições de bem-estar e qualidade de vida ajustadas às suas necessidades mais prementes, privilegiando a interacção com a família e com a comunidade.



RESPOSTA SOCIAL: Centro de Dia

O Centro de Dia da Parreira oferece actividades de apoio à população idosa, prestando diversos serviços, tais como: actividades sócio-recreativas e de ocupação; cuidados de higiene e conforto; tratamento de roupas; actividades para evitar e reduzir o seu internamento e dependência; refeições; cabeleireiro e assistência medicamentosa.

O Centro de Dia funciona de Segunda a Sexta-Feira das 08h00 ás 18h00.



RESPOSTA SOCIAL: Serviço de Apoio Domicíliario

O Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social de Parreira existe desde 2004 e tem crescido com a missão de melhorar as condições de vida dos idosos e/ou dependentes, evitando que deixem as suas casas e saíam de junto da família. Este serviço apoia nas tarefas da vida diária, mediante as necessidades de cada um, contribuindo para a sua autonomia.



RESPOSTA SOCIAL: Centro de Convívio

Funciona uma vez por semana, todas as 4.ª feiras e, para poder participar nestas animadas tardes, basta apenas ser sócio do Centro de Apoio Social de Parreira.

Neste espaço de convívio realizam-se actividades lúdicas como jogos, trabalhos de renda, bordados e passeios.


ACTIVIDADES DESPORTIVAS

ACTIVIDADES DESPORTIVAS
Hidroterapia

Ginástica

ACTIVIDADES INTELECTUAIS/ FORMATIVAS

ACTIVIDADES INTELECTUAIS/ FORMATIVAS
Aulas de Informática

ACTIVIDADES LÚDICO-RECREATIVAS

ACTIVIDADES LÚDICO-RECREATIVAS
Artes Decorativas

ACTIVIDADES SOCIAIS

ACTIVIDADES SOCIAIS
Passeio ao Castelo de Almourol

Visita a Tomar no TomarTrem

Festa de Carnaval Interinstitucional - Pavilhão Multiusos de Alcanena

Marcha dos Santos Populares - Casulme

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Projecto: Construção do Lar de Idosos, uma realidade!


O idealizador deste Projecto foi o Sr. João Pimenta, primeiro Presidente e Fundador do Centro de Apoio Social da Parreira.
E no seguimento desta “luta”, o CASP durante o ano 2009 candidatou-se ao Programa POPH: Eixo 6.12 – Apoio a projectos de investimentos para lares, serviços de apoio domiciliário a pessoas idosas e centros de dia. E recentemente ao PRODER, que visa criar serviços básicos para a População Rural, nomeadamente a construção de equipamentos sociais.
E é como muita alegria e com um enorme regozijo que informamos que o Projecto do Lar de Idosos do Centro de Apoio Social da Parreira foi aprovado por este último programa.
O PRODER irá financiar 75% do investimento total, até a um máximo de 200 000€. Em breve esperamos iniciar a construção do lar com capacidade para 15 utentes.
Aproveitamos para deixar aqui um apelo à comunidade em geral: ajudem-nos neste momento tão importante para Parreira, toda a vossa colaboração é valiosíssima…
Informamos ainda, que estamos aceitar inscrições de futuros utentes para a resposta social lar de idosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário